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Atendimento ao consumidor e seus cuidados

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Atendimento ao consumidor e seus cuidados

Quando falamos sobre atendimento ao consumidor alguns empresários que possuem negócios Online como um e-comerce por exemplo podem pensar que a venda termina quando recebe o dinheiro do cliente, sendo que na verdade em uma loja virtual podemos dizer que nesse momento a venda começa. A entrega dentro do prazo e o pós-venda é um dever e quando ignorado pode trazer sérias consequências para o negócio da empresa.

A reputação da empresa

A reputação da empresa depende muito do antigo porém não extinto boca-a-boca. Hoje em dia o atendimento ao consumidor e a reputação que a empresa tem acontece de uma maneira muito mais rápida e global. Vemos muitos casos de empresas que atendem bem seus clientes crescerem muito rápido na internet, e por outro lado um atendimento ruim pode se tornarem um grande problema para a reputação de uma empresa trazendo sérios problemas para sua receita.

Marketing de atendimento

Quando chegam reclamações em seu atendimento ao consumidor pode ser um bom sinal. O problema mostra onde você precisa melhorar e uma rápida resolução do problema fará com que o cliente seja um defensor de sua marca comentando com sua rede de relacionamento como foi rapidamente atendido e resolvido sua questão.

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Boas práticas no atendimento ao consumidor

É muito importante criar um contato pessoal com o cliente e sempre ouvi-lo prontamente. Todas as vezes em que houver algum problema de atraso na entrega ou algum problema no produto o reembolso ou substituição deve ser rápido visando sempre a satisfação do cliente, nesses casos algumas empresas dão até um brinde para o cliente, tornando a situação agradável. Claro que existem alguns abusos por parte de alguns clientes, mas a rápida comunicação faz até essa percepção ser resolvida, e nesse caso podemos até convidá-lo educadamente a comprar em outro lugar.

E lembre-se cuide bem de sua equipe para que seu cliente seja bem atendido.

Se quiser saber mais sobre S.A.C. 2.0 consulte-nos.

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