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Como Planejar Marketing Digital? Simples e Sem segredos

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Como Planejar Marketing Digital? Simples e Sem segredos

Planeja Marketing Digital é a chave para o sucesso do seu negócio, garante o retorno do seu investimento evitando que você gaste tempo e dinheiro.
Uma pesquisa feita por uma empresa “Smart Insights” diz que 46% das empresas não tem uma estratégia bem definida, enquanto 16% tem uma estratégia mas ainda não conseguiu integrar nas atividades e ações diárias de seu time.

Quais seus objetivos em planejar marketing digital?

Se você está procurando montar um planejamento é porque existe um problema ou uma demanda para resolver. Você quer colocar sua empresa no mundo digital ou quer atrair novos clientes? Quer se tornar autoridade na internet para o seu segmento? Qual é seu objetivo primordial com o Marketing digital? Esse ponto de partida é essencial para planejar marketing digital.
A metodologia Inbound Marketing possui alguns principais focos de objetivos. Qual é o seu objetivo?
1. Aumentar a visibilidade de seu negócio;
2. Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
3. Atrair clientes em potencial;
4. Gerar conteúdos que fazem diferença;
5. Otimizar o processo de vendas.

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Analise seu histórico de ações passadas

Parece óbvio mas muitos esquecem deste detalhe e sabemos que os números não mentem, faça uma análise de todas as ações passadas, quais campanhas de marketing deram certo, seja no off-line ou no online, veja o comportamento das pessoas em cada ação que fez. Sempre dê um mergulho nos relatórios dos últimos esforços de marketing e vendas para parametrizar o que irá fazer agora.

Público-alvo sua Persona

Desde o marketing tradicional até o Inbound Marketing de hoje existe uma preocupação de saber com que público-alvo estamos falando, e quem queremos atrair com todo nosso esforço. Este é um passo obrigatório para o sucesso em planejar marketing digital, devemos criar uma, duas ou mais personas para que todo o processo seja desenrolado de acordo com cada persona. Sempre focando os desejos, emoções, objetivos, medos e outros fatores de cada uma das personas.

Concorrência

Conhece os seus concorrentes? Aqueles que olhamos para medir como estamos indo ou para onde devemos ir. A concorrência nos estimula a ir além, a criar coisas diferentes e saber destacar nossas diferenças, temos que mostrar para nossa audiência a qualidade de nosso serviço ou produto em relação aos concorrentes.

Canais Digitais, orçamento e sua equipe

Essas 3 coisas são muito importantes para nosso planejamento. Temos muitos canais digitais disponíveis, e a maioria deles valem para a maioria das empresas, porém cada caso deve ser analisado separadamente para que tudo funcione conforme planejado.
É importe saber o temos em mãos, nossa equipe e capacidade de investimento para o período de nosso projeto. Este é um momento perfeito para analisar quais canais digitais vamos utilizar e se precisamos terceirizar algum deles para uma agência ou consultor independente. Lembrando que um consultor analisa e orienta, uma agência analisa e executa.
Seu orçamento:

Defina um orçamento total disponível e faça a distribuição dos seus recursos financeiros. Veja o histórico de suas antigas ações, se nunca fez ações em determinado canal digital comece com uma pequena quantia e fique atento, se possível diariamente neste canal para que não haja nenhum desperdício. Existem ferramentas que simulam investimento versus resultado aproximado obtido. Uma delas é o Keyword Planner do Adwords.

Seu Pessoal:

Para que um bom plano de certo temos que pensar em escalabilidade e que todas as ações sejam cumpridas, se já tem gente especializada em Marketing Digital em casa ótimo, se não é melhor recorrer ao outsourcing.
Reúna sua equipe e veja o que eles são capazes de realizar. Peça que os membros de sua equipe revejam suas atividades e traga algumas ideias para sua nova estratégia, esta é uma boa hora para fazer uma reunião de brainstorm para organizar esse ponto. Executar dentro de casa pode trazer mais controle porém menos especialização. Tentar internalizar o trabalho de Marketing Digital sem ter pessoal ou capacitação pode atrapalhar todo o processo e tudo ir por água abaixo.

Seus Canais:

Verificar os canais adequados ao seu plano é o coração de sua estratégia. Pense em boas promoções no início para atrair público e utilize canais de mídias pagas para impulsionar seus resultados. Se você quer utilizar novos canais ou canais que nunca executou ações fazer um benchmarking antes de começar ajuda a saber se existe a possibilidade de sucesso em determinada ação.
E Certifique-se de ter pelo menos um KPI ligado a cada um dos seus canais digitais.

Meça e acompanhe durante o processo

Fazer tudo isso funcionar e ainda ter que acompanhar sem a ajuda de uma ferramenta pode até ser possível, mas é altamente recomendado que tenha uma boa ferramenta de automação de Marketing Digital em mãos, como o RD Station da Resultados digitais, que recomendamos e utilizamos em nossa agência. Este tipo de ferramenta torna todo esse complexo processo centralizado em um só lugar, altamente escalável e o mais automático possível.
Existem ferramentas de coleta de dados online para todas as mídias e canais. É extremamente importante que o analista das mídias acompanhe o que está acontecendo e se necessário faça alterações no meio do processo das campanhas. Nunca sabemos exatamente como nossa audiência ira absorver nossas ações, mas com um bom planejamento as chances de você ter sucesso, e o retorno esperado é muito grande.

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