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Experiência do Usuário UX. Saiba já.

Experiencia do usuario UX

A experiência do usuário UX no mundo digital é a sensação que o usuário tem ao acessar o seu site, aplicativo ou qualquer ferramental que sua empresa disponibiliza na Web. Este assunto deveria ser uma preocupação de todas as empresas que possuem por exemplo, um site, mas poucas investem nisso, daí cabe a pergunta; Se você for mal atendido em uma loja você voltaria? Muito provavelmente não.

O termo experiência do usuário (UX ou UX Design) vem sendo muito falado no mundo das Startups e empresas que trabalham com inovação e tecnologia.

O que a Apple tem a ver com isso?

Steve Jobs e a Industria de UX, veja uma de suas famosas frases;

“A maioria das pessoas cometem o erro de pensar que design é a aparência. Isso não é o que achamos que seja design. Design não é só o que aparece. Design é como funciona.”

― Steve Jobs

Steve Jobs praticamente criou uma nova carreira  no mercado de trabalho quando lançou o Iphone, mas isso começou bem antes, na criação do Ipod em meados de 2001, aliás o foco da Apple desde a sua criação foi a experiência do usuário e talvez esse é o motivo do grande sucesso da empresa que mudou o rumo da tecnologia no mundo.

Em 2003 o Jornal The New York time publicou um artigo famoso chamado “The gust of a new machine” falando sobre a experiência do usuário no lançamento do Ipod, onde Steve jobs fala que a melhor maneira de entender a experiência do usuário é sair pra rua e conversar com as pessoas.

Desde então a carreira e demanda por profissionais de UX Desingn vem crescendo nos últimos anos, veja na figura abaixo;

jidu-agencia-ux

Persona em UX

A persona de sua empresa pode ajudar e muito a entender a experiência do usuário em seu negócio, analisando a jornada de compra e como o seu cliente se relaciona com sua marca pode te apresentar pontos positivos e negativos sobre a imagem que sua empresa passa ao seu cliente. Seguindo a dica de Steve Jobs saia para rua e converse com seus clientes.

Praticidade, utilidade, encontrabilidade, usabilidade, etc.

As pessoas cada vez mais têm menos tempo. Fornecer uma ferramenta que torne a experiência do usuário pratica e rápida ao encontrar o que procura é um ponto forte das empresas que querem que seu cliente sempre retorne ao site da empresa. Não é difícil perceber que as coisas na internet mudaram com o tempo, antes para acessar informações em um determinado site acessávamos várias abas, janelas, vários cliques, talvez mudar alguns filtros, hoje as informações estão aparecendo com mais facilidade, muitas vezes logo na primeira página do um site você já consegue achar o que procura, como por exemplo no caso das Redes Sociais que já fornece uma quantidade grande e útil de informações logo na primeira página.

Feedback é a chave para as melhorias

O Feedback do usuário contém informações valiosas para a melhoria do seu produto Digital, é através do feedback que as grandes empresas como as Redes Sociais mudaram tanto os seus sites, as grandes novidades muitas vezes surgem do feedback das dicas e sugestões de seus usuários.

Se você é empreendedor ou empresário estudar arquitetura da informação e boas práticas de usabilidade são matérias mandatórias antes lançar suas ideias aos desenvolvedores e designers. Os aplicativos e sites de sucesso no mercado surgiram de pessoas que observaram a vida das pessoas e perceberam a necessidade que elas têm no seu dia a dia.

Ficou alguma dúvida? Fale com a Jidu –  contato@jidu.com.br

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