All for Joomla All for Webmasters

Mas o que é de fato a automação de marketing?

Marketing digital Campinas Agência Jidu
4 de novembro de 2016
Como colocar minha empresa na busca do Google ou perder para concorrência
20 de novembro de 2016
Exibir tudo

Mas o que é de fato a automação de marketing?

Marketing Digital Campinas

  1. Aumentar vendas e receita

Há muita falácia e muitos mitos a respeito da automação de marketing, por isso é importante esclarecer alguns pontos. Muitos pensam que qualquer ação realizada automaticamente (como por exemplo, seguir de volta no Instagram, twitter ou agendar postagens em mídias sociais) já é a automação de marketing em sua forma plena.

A automação mantem sua empresa na cabeça do potencial cliente para quando o momento de compra chegar, e permite fazer esse relacionamento de forma eficiente e com poucos esforços.

Leads mais preparados geram tickets maiores

Quem você imagina que compre vinhos mais caros? Aquele que não entende muita coisa e escolhe alguma opção no supermercado para tomar no jantar ou aquele que já fez cursos, leu livros, estudou e se tornou conhecedor do assunto?

Quanto mais o Lead conhece do tema, quanto mais ele for educado sobre o assunto, maior sua tendência de reconhecer o problema e se dispor a investir na solução. Se a automação de marketing garante o papel de fornecer o conteúdo adequado e preparar a venda,  é natural que no momento de compra os tickets sejam maiores.

Personas diferentes são levadas a caminhos diferentes

Com as campanhas de automação, é possível segmentar os Leads por muitos critérios (cargo, empresa, segmento, momento de compra…funil do marketing) e com isso levar o Lead por caminhos mais efetivos para combater melhor suas dúvidas e objeções.

O resultado, na prática, é uma eficiência extremamente alta no relacionamento, agregando valor à cada etapa e mantendo os Leads ansiosos pelos próximos email.

  1. Diminuir custo de aquisição

Além do aumento nas receitas e vendas a eficiência e praticidade da automação de marketing permitem também uma diminuição considerável no custo de aquisição do cliente. Explicamos alguns motivos para isso:

Menos trabalho recorrente para o Marketing

Uma parte grande da preparação do Lead que o marketing deveria fazer para vendas é feita de forma automática.

Claro que há um esforço grande na criação dos “caminhos” que os diferentes Leads devem seguir, mas quando ajustados esses caminhos não é preciso ficar o tempo todo começando as campanhas do zero. Isso diminui a necessidade de uma equipe muito grande de marketing e vendas onde o método em si fará parte do relacionamento.

Mais produtividade para os vendedores

Com todas as etapas iniciais do processo de venda conduzidas pela ferramenta de automação e com todo conteúdo criado previamente os vendedores conseguem ser muito mais produtivos, de formas diferentes.

  1. Melhorar retenção/upgrades/indicações

O trabalho de pós venda também é uma preocupação grande para quem vende produtos ou serviços e a automação de marketing também é muito efetiva para melhorar o trabalho nessa etapa, o relacionamento segmentado com a base de cliente do pós venda mantem o cliente atualizado e sempre por perto.

Leads mais preparados têm mais sucesso com o produto

Da mesma forma como falamos que as pessoas com maior conhecimento costumam ter tickets mais altos, elas também já sabem bem o que esperar e como implementar o seu produto/serviço.

Isso faz com que elas tenham mais sucesso, fiquem por mais tempo e gerem mais indicações. Os benefícios somados geram um resultado ainda melhor!

Caminhos de upgrade e programa de indicação podem ser automatizados?

Eu, como usuário do Linkedin, já recebi algumas vezes ofertas muito atrativas para produtos que tenham relação com o meu perfil e em alguns momentos acabei comprando.

Você também deve ter sido “vítima” de alguns serviços mais populares que usam bem o relacionamento pós venda para conseguir vender mais, gerar indicações, avaliar positivamente um produto/serviço, entre outros. Essa possibilidade está à disposição da sua empresa também.

Temos um infográfico que condensa tudo o que falamos, sobre porque você investir em uma ferramenta de automação de marketing.

Automação de marketing significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais online

Fonte: Parceria Agência Jidu e Resultados Digitais  – Agência Jidu parceiro e distribuidor autorizado RD Station – O Software de Marketing Digital da Resultados Digitais.

Baixe o E-book completo”O guia definitivo da Automação de Marketing” abaixo.

automacao-marketing-campinas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.