All for Joomla All for Webmasters

Persona e jornada de compra, saia na frente

O que é e para que serve uma Landing Page na Internet
2 de agosto de 2016
Experiência do Usuário UX. Saiba já.
10 de agosto de 2016
Exibir tudo

Persona e jornada de compra, saia na frente

Persona e Jornada de compra

Antigamente Marketing e Vendas viviam a empurrar os produtos para as pessoas, quem nunca se irritou ao entrar em uma loja e a vendedora atrás acompanhando cada passo seu perguntando repetidamente “Posso te ajudar?”. Hoje em dia os consumidores pesquisam muito na internet antes de comprar algo, tanto que algumas vezes sabemos mais que o próprio vendedor.

Neste momento em que vivemos onde o poder está nas mãos do consumidor precisamos preparar nossa casa, isso é o Marketing De Conteúdo, é educar as pessoas, é passar conhecimento sobre seu negócio através de conteúdos, usando uma estratégia de Inbound Marketing.

O que são Persona e Jornada de Compra?

Todo conteúdo criado pela sua empresa deve ser feito para resolver as necessidade e curiosidades de seus clientes, é onde precisamos definir sua Persona ou Público-alvo. Desenvolver conteúdo sem a persona é jogar dinheiro fora, no Inbound Marketing as necessidades e dúvidas das pessoas são chamadas de dores, isso mesmo são as dores que as pessoas tem.

Como Criar uma Persona?

No marketing tradicional desenvolvemos nossa persona principalmente com dados demográficos, no Inbound Marketing queremos saber mais, estudamos o comportamento das pessoas, o caminho que ela percorre desde o momento inicial quando ela tem um problema até o momento que fecha a compra.

Uma persona é um modelo de um cliente ideal, um cliente em potencial para sua empresa que possuí características em comum. O objetivo principal de se criar uma persona é padronizar a comunicação da sua empresa com seus clientes em potencial.

Para criar a(s) persona(s) ideal em sua empresa você precisa analisar e coletar algumas informações, como;

Características físicas como gênero, média de idade, o que ele(a) lê, onde busca informações, atividades que pratica no trabalho e nas horas vagas, grau de instrução, nível hierárquico em sua empresa, quais os desafios e dores, o que sua empresa pode resolver para ele(a) e etc.

Faça um teste, crie uma persona e envie para nosso email contato@jidu.com.br com assunto “persona jidu” que podemos te ajudar sem compromisso.

 

Como desenvolver uma Jornada de Compra?

jidu-funil-vendas

Toda nossa jornada de compra é direcionada pelo Funil de Vendas do Inbound Marketing, o funil possui 3 etapas sendo elas, topo(Tofu), meio(Mofu) e fundo(Bofu) de funil. Na jornada de compra devemos criar conteúdos para as 3 etapas do funil, veja nosso exemplo;

  • Topo de Funil (Visitantes do site) – O conteúdo deve ter um tom mais simples, explicativo, sem muitos detalhes, dizendo o que é nosso produto ou serviço, exemplo; “O que é Inbound Marketing”.
  • Meio de Funil (Viraram Leads) – Nesse ponto devemos criar um conteúdo falando como nosso produto ou serviço resolve a necessidade do cliente, por exemplo; “Como o Inbound Marketing pode aumentar suas vendas”.  *nesse momento você fala diretamente das necessidade de suas personas, dos problemas que sua empresa resolve para ela.
  • Fundo de Funil (Agora são Oportunidades) – Agora sim você pode oferecer sua empresa, seus produtos e serviços, aqui você mostra seus cases, o porque o cliente deve comprar de você, nessa etapa você pode dar algo para o cliente como uma aula grátis, uma demostração ou qualquer outra coisa que crie uma urgência de compra.

Após o seu cliente caminhar através da jornada de compra chega o grande momento, é hora de passar esse Lead para sua equipe de vendas  entrar em contato e fechar a venda.

Bem vindo ao novo processo de compra, isso já acontece a algum tempo esteja a frente de seus concorrentes implemente Inbound Marketing em sua empresa.

Ficou alguma dúvida? Fale com a Jidu –  contato@jidu.com.br

Todos os Direitos Reservados Jidu Agencia Inbund Marketing de Resultados. Marketing Digital Campinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.